3 de janeiro de 2010

O Agility em Portugal, qual o seu futuro ?

Novo ano, vida nova. Estamos em 2010 e resta-me perguntar, quais os planos que temos para o nosso agility? Será que queremos qualidade e manter a quantidade ? Ou será que estamos a caminhar para afastar cada vez mais os competidores do agility em Portugal ?

Estas e outras perguntas passam pela vossa cabeça como também respostas diversificadas, mas eu acho que todos temos em comum algo: queremos mais agility, queremos mais qualidade organizativa, queremos mais concorrentes, certo ?

Este é um tema que não podemos fugir, devemos falar sobre estes temas de uma forma aberta e sempre com respeito.

O que eu quero é mais agility, ter a mesma vontade que tinha há uns anos atrás, não preocupar-me com organizações que hoje em dia não olham para o bem-estar dos nossos cães, que não pratiquem anti-agiliy, que não ponham alcatifas lisas, que haja mais união para criar qualidade e quantidade. Eu acho que temos muita qualidade para conquistar grandes resultados nos Mundiais, muitos países criaram agility depois de nós e já nos passaram á frente, ou não vêm isso ?

Insisto mais uma vez neste assunto pq sou apaixonado pelo agility e sei que muita gente também o é, resta então de uma vez por todas fazermos algo por este desporto que tanto gostamos...

Qual a vossa opinião ?

10 comentários:

  1. Misturar qualidade com quantidade é algo perigoso.
    Se temos qualidade ...temos , algumas duplas em Portugal podem ter bons resultados em provas internacionais.... mas isso acontece de vez em quando.

    Essencialmente falta respeito e união para todos querermos algo em conjunto . é muito complicado fazer alguma coisa quando se juntam 5 pessoas e começa os insultos ... para mim isso chega.

    Nunca vais conseguir evoluir quando tens 1 prova por mês com 20 duplas... assim é impossivel.
    Ou tens capacidade para fazer provas la for, para evoluires e aprendereres ou então estas tramado.

    Eu sou a favor da Qualidade e depois Quantidade ... mas grande parte das pessoas prefere o contrario

    A meu ver ... dificilmente o Agility em Portugal ,visto como um grupo, sera uma potencia mundial
    Algumas duplas vão se destacar, fruto do trabalho e dedicação a este desporto ... mas estas duplas são exepções ( boas excepções )

    Mas isto sou eu a pensar ..... e eu não sou ninguem

    Abs

    ResponderEliminar
  2. Olá Gonçalo... mais pessoas houvessem a expressar publicamente as suas preocupações... se todos o fizessem era meio caminho andado para tirar o agility nacional do fundo do poço que se encontra de à 3-4 anos para cá... mas pela NÃO reacção da maioria tudo está bem e o nosso agility está melhor do q nunca...!!!! Se ninguem se queixa e ninguém levanta a voz.... é pq está tudo OK....
    Da minha parte já tive mais preocupado...!! Com a criação do GAP, solucionamos alguns receios que nos atormentavam pois encontramos uma alternativa que permite a todos viverem o melhor que o agility têm (mais competição, regulamentos que permitem que todos tenham objectivos, mais e MELHOR convívio entre agiliteiros e mais transparência)... e afastarmo-nos das constantes confusões que envolvem o agility do CPC...

    Um abraço,
    Filipe Vilhena

    ResponderEliminar
  3. Olá Gonçalo... mais pessoas houvessem a expressar publicamente as suas preocupações... se todos o fizessem era meio caminho andado para tirar o agility nacional do fundo do poço que se encontra de à 3-4 anos para cá... mas pela NÃO reacção da maioria tudo está bem e o nosso agility está melhor do q nunca...!!!! Se ninguem se queixa e ninguém levanta a voz.... é pq está tudo OK....
    Da minha parte já tive mais preocupado...!! Com a criação do GAP, solucionamos alguns receios que nos atormentavam pois encontramos uma alternativa que permite a todos viverem o melhor que o agility têm (mais competição, regulamentos que permitem que todos tenham objectivos, mais e MELHOR convívio entre agiliteiros e mais transparência)... e afastarmo-nos das constantes confusões que envolvem o agility do CPC...

    Um abraço,
    Filipe Vilhena

    ResponderEliminar
  4. OLá

    Cá estou eu no blog do meu amigo Gonçalo. Em minha modesta opinião á que ter em conta vários aspectos.
    1º Os dirigentes tem de pensar o agility sem pensar nas suas escolas / clubes e sem interesses pessoais.
    2ºOs regulamentos têm de ser feitos visando a realidade actual e não aquilo qu queremos que venha a acontecer, tentando asim ser o mais justos possiveis.
    3ºCom mais quantidade pode-se ter mais qualidade mas com qualidade jamais se terá quantidade.Apresentado em público provas de qualidade/ competidores/cães, esse público vai gostar de assitir mas irá dizer que o cão que tem lá em casa jamais fará tal coisa.Logo dificilmente se consegue novas duplas.
    4º Fazer provas em locais publicos sim desde que todos os itens de competição e de segurança estejam salvaguardados.
    5º E para mim a questão central não só aí como aqui.Não fazer agility a pensar só em mundiais ou competições internacionais, mas sim fazer o agility pelo agility e o que ele é e essas competições serem uma consequência.
    Onde estão os boxers, gronendal, tervuren, labradores, goldens, pastores,malinois cockers ´caniches, schanauzers etc que havia no agility daí?
    Foram " engolidos " pela competição, pela luta por mundiais e outros que tais?

    Minha humilde opinião de quem vive com saudade do antigo agility Português.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. cockers temos eehhehe

    o melhor cocker do mundo agiliteiro :):):):):)

    ResponderEliminar
  6. Hugo

    Desculpa tem o teu.
    Quantos prémios ganhas-te por ele ser o melhor da raça do agility Portugês?
    Será que se houvesse esse prémio para todas as raças atrairia mais raças ?
    Porque não dar medalhas de premiação, mais baratas do que os trofeus e ocupam muito menos espaço e com o dinheiro que sobra premiar mais coisas como o melhor da raça por exemplo.
    Já agora o Francisco Miranda já não compete com nenhum cocker?

    Abs

    ResponderEliminar
  7. Artur,

    tem o meu, o Eddie(Francisco) e a Brownie

    Premios por raças ! Nenhum
    Sinceramente , não quero saber desses premios nem de nenhum tipo de premios. Eu não gosto de taças, medalhas, seja la o que for

    Querem me oferecer alguma coisa, sejam originais .. algo que é muito mais barato mas que da muito mais trabalho

    Não concordo que o facto de haver premios por raças trouxesse mais pessoas ao Agility

    Agility em Portugal esta mau e cada dia que passa esta a piorar

    Se podemos fazer algo para mudar ??? Acho que a questão não é essa .... mas sim se nos deixam fazer algo para mudar.

    O que esta a acontecer , vão ser eventos paralelos que vão começar a ter mais força, e possibilitando aos agiliteiros formas de fazerem agility com mais regularidade e melhores condições ..... sem problemas

    ResponderEliminar
  8. Tens razão Hugo, quem como eu aqui á distânicia ouço os dois lados, fica um pouco baralhado e por vezes damos palpites errados. para mim algo está errado no numero de duplas que competem em Portugal . DE cerrca de 70 em 2003 - 2004 para agora 20 a trinta é 50% menos.Se não interessa saber os motivos que levou essa gente para fora do agility e modificar e trazer novas pessoas, também dificilmente os que estão , porque já não se entendem, se vão entender.Eu pessoalmente Hugo acompanhei o agility durante meses sem nada ter a vêr com nenhum competidor nem escola aí em Portugal. Depois tive uma escola e fui dirigente.Por isso digo que é importante gente nova. Divisões nunca são benéficas mas sim trabalhar sempre juntos de maneira a que a coisa cresça.
    Não adianta só criticar se nada fôr feito.
    Mas como te disse é uma opinião de muita distÂncia, talvez, talvez não de certeza, sem noção de realidade e apenas da leitura de emails e blogs, o que diga-se é muito pouco para ter um opinião correta.
    Espero que o agility Portguês reencontre o seu caminho.

    Abs

    Artur Pires

    ResponderEliminar
  9. Olá meu amigo Artur,
    De facto algo está errado pelo desaparecimento de tanta gente do agility português. Estás longe mas na minha opinião completamente correcto no que demonstras nas tuas palavras. Trabalhar todos juntos é a solução, mas uns remam para um lado e outros remam para o outro. Ora vejamos a divergência de opiniões:
    1) O problema é que há pessoas que gostam dos seus cães e do agility e desta forma exigem qualidade tanto organizativa como de estruturas que não ponham em risco os seus cães;
    2) Há outros que criticam e criticam e criticam sobre determinadas condições do nosso agility no entanto não tomam nenhuma atitude;
    3) Há outros silenciosos;
    4) E há outros...

    Qual a Vossa opinião ?

    ResponderEliminar
  10. Os 4 pontos que enumeraste neste teu último comentário resumem tudo, não é?
    Acrescentar mais era estragar!

    Abraço!

    ResponderEliminar

Deixe a sua mensagem, muito obrigada !