20 de dezembro de 2009

O meu novo Shetland Sheepdog (Blue Merle)


Sempre tive a ideia de nunca abandonar a classes dos Mini/Midi, pois como sabem durante alguns anos concorri com o meu outro Shetland Sheepdog SPOT, o qual adorei conduzir e que despertou em mim a paixão por little dogs no agility. Foi assim que foi crescendo dentro de mim um sonho, ter um dia um Pastor Shetland mas de côr Blue Merle. É uma côr que sempre adorei e passado uns bons anos eis que decidi avançar para esse meu objectivo.
Apresento-vos o meu novo tesouro, um menino de nome iash, veio da Bélgica e tem apenas 2 meses. É lind0 o meu Sheltie!

16 de dezembro de 2009

Comunicado da Agidog (Gonçalo Amorim)

Olá a todos

A Agidog vem por este meio comunicar a todos os agilistas e á sub-comissão de agility que não vai participar mais em provas de alcatifa a partir de 14 de Dezembro de 2009. É uma pena que depois de tantos anos ainda se continúe a utilizar alcatifa tão péssima como a que foi colocada na prova da Batalha. A organização da Batalha só demonstra que gosta de agility mas não liga nenhuma aos nossos cães e ao espectáculo inerente a esta modalidade, assim como ao nosso trabalho diário. Os tempos são outros, graças ao nosso trabalho o nível competitivo agora é muito mais elevado, cães mais rápidos e técnicas mais evoluídas.

Se queremos um dia estar num pódio de um Campeonato do Mundo, não são com estas condições que conseguimos lá chegar.

Falando por mim(Gonçalo Amorim), não fui á prova de sábado por motivos pessoais mas participei no domingo e para minha admiração vi que a alcatifa mal se via na sua espessura, mais parecia papel. Mais grave foi quando observei todos os cães sempre a patinar. Será que queremos competitividade? Será que queremos o bem do agility ? Será que queremos ser grandes ? Será que nos preocupamos com a saúde dos nossos cães ?

Para mim basta ! Para a Agidog basta ! Eu digo NÃO a provas em alcatifa. Adoro agility mas protejo os meus cães!

Esta é a opinião da Agidog em meu nome, Gonçalo Amorim.

Reflictam e pensem se gostam assim tanto de agility...

Cmps

Gonçalo Amorim

15 de dezembro de 2009

Nina em 1º lugar na Batalha

Decorreu na Batalha nos dia 12 e 13 de Dezembro mais uma dupla jornada de agility do Campeonato Nacional. Eu e a Nina apenas participamos no Domingo, por um lado ainda bem, acho que não devia ter participado em nenhuma destas provas, pois o motivo é bem simples: não se criaram condições para haver agility-espectáculo. A Batalha mereçe agility, pois o público adora e sempre adorou ver este desporto maravilhoso.

Mas muitos concorrentes não gostam de fazer agility na Batalha, pois a organização não criou mais uma vez condições para haver espectáculo no agility, ou seja, o piso era alcatifa fina que mais parecia uma nova modalidade, patinagem canina, para não falar nos tempos exigidos para a realização das mangas(muitos apertados).

Bem, mas falando da Nina(border collie), depois de muito tempo sem chegar ao pódio, eis que ficou em 1º lugar na prova Midi II de Domingo na qual não se exigia que fizesse dentro do tempo, pois com as condições proporcionadas era algo impossivel, apenas 1 ou outro cão conseguiu essa proeza.

Depois de tantos anos temos de criar juntos melhores condições para a agilidade canina em que as conduções dos concorrentes evoluiram bastante e a velocidade dos cães aumentou substancialmente. Só não entendo a outra parte que não evoluiu, certas organizações e condições.

Queremos apenas fazer agility com melhores condições !!

7 de dezembro de 2009

Demonstração de Agility na Decathlon

Com a abertura da Decathlon em Santarém nos dias 5 e 6 de Dezembro, o agility foi convidado a fazer demonstrações nos 2 dias. Para que isto fosse possível vieram alguns agilistas de diversos locais. Mas aqui fica uma pequena descrição do que passou:

Sábado:
Realizaram 2 demonstrações neste dia, uma ás 13h e outra ás 16h30. Nesta segunda o tempo melhorou o que deu para atrair publico e ver o que é o agility. O piso é muito bom, relvado natural em rolos.

Domingo:
Neste dia nada parecia correr bem, pois havia muita chuva e pouco ou quase nenhuma público presente, afastado pelo meu tempo. Mas eis que houve a grande supresa e que grande surpresa...

A surpresa:
Para grande admiração dos presentes agilistas o Director desta empresa perguntou se queriamos uma demonstração no interior da Decathlon, sim, onde as pessoas fazem as suas compras. Aceitamos e foi espectacular ! Apressamo-nos a ir buscar 5 saltos e o slalom e montar as coisas no corredor central. Foi anunciado entretanto pelo Director a realização dentro de minutos de agilidade canina. A afluência de publico foi um estrondo, imensa gente a aguardar. Foi aí que começou a demonstração, atenção e satisfação dos presentes, inclusivé do Director e dos representantes desta empresa, foi filmado e foram tiradas fotos, vamos ver se consigo a gravação.
Penso que foi a 1ªvez que foi realizada algo do género com cães no nosso País, mas pelo que sei no estrangeiro isto é uma rotina. Vou tentar que haja mais no futuro !

O futuro do agility na Decathlon:
Atenção, temos as provas abertas, pois é, foi muito bem recebido o agility e temos a promessa de realização num futuro próximode provas na Decathlon em Santarém, para isso conto com a ajuda de todos.

Aos agilistas presentes:
Nem sei como agradecer, mas aqui fica o meu muito obrigado pelo vosso apoio, dedicação e ajuda para que tudo corresse bem. É bom contar com todos vocês.

Especial agradecimento á Decathlon e nomeadamente ao Director de Santarém como também aos seus colaboradores directos.

Foi um êxito !!!!

1 de dezembro de 2009

"Nina" Vice-Campeã da Taça de Portugal 2009


Soube a pouco, é o que posso dizer !! A Nina esteve muito bem na Taça de Portugal no dia 1 de Dezembro em Santarém. Quando digo soube a pouco é porque tinhamos a Taça de Portugal conquistada se não fosse eu errar na condução da Nina no Agility individual, isto porque a dupla que ganhou este troféu estava com 1 falta nesta manga e a mim e á Nina só nos restava gerir o resultado. A sorte não esteve do nosso lado porque na saída do slalom fiz mal a rotação e ainda por cima compliquei a condução fazendo com que a nina se atravessa-se á minha frente e fosse saltar 2 saltos em frente, o que ditou eliminação, o que fez com que a Taça de Portugal fosse para Hugo Santos com Trantor(cocker).

No que diz respeito ao Jumping individual a Nina esteve fenomenal, ficando apenas a 3 décimas de segundo da dupla mencionada, o que nos dava maior segurança na manga de agility. Mas perder assim a Taça custa imenso !!

Enfim, um dia menos bom para mim e para a nina com apenas o 2º lugar da Taça de Portugal de 2009.

Resta-nos agora o Campeonato Nacional pelo qual vamos lutar para conquistar o título até á ultima. prova.